APETRECHOS TODOS

Acalmando seu pet – FitoGuard

janeiro 25th, 2009 30 Comentários

Fitoguard Comportamental

FitoGuard Comportamental com essência de capim-limão. Esta dica bacana serve tanto para gatos como para cachorros.

Sempre que tenho que tirar meus gatos de casa, seja para uma viagem, seja para ir ao veterinário, eles ficam muito agitados pois não estão acostumados a sair e é uma briga. Mingau principalmente começa a miar quando passa da porta de casa e vai miando até o destino. Um sufoco.

Quando precisei viajar por mais de seis horas com meus gatos, consultei a veterinária deles e ela receitou para os gatos um calmante à base de acepromazina, o Acepran gotas. Não gostei de dar calmante pra eles. Ficaram com cara de chapados, moles, pareciam bêbados. Em vez de dormir Dexter e Mingau ainda ficaram lutando contra o remédio e miando grogues. Diz a veterinária que não tem problema dar umas gotinhas pra eles antes de viagens, que é melhor pra não se agitarem. Mas não foi uma experiência agradável.

Em viagens longas com seu pet, uma dica interessante que li num livro é colocar no dia anterior dentro do congelador um potinho do bichano com água para virar gelo e durante a viagem deixar dentro da caixinha de transporte. Assim eles podem ir tomando a água que vai descongelando sem problema com derramamento (em tese).

Como essa experiência não foi nada boa, esse outro produto que me indicaram acho bem mais interessante. Chama-se Fito Guard e é um spray para ser borrifado na caixinha de transporte 10 min antes da viagem e borrifado quando necessário. Ele é um fitoterápico à base de capim-limão e tem um cheirinho bem agradável. Funciona bem com meus gatos: eles ficam mais calmos, mas não interfere na coordenação motora deles. Deve funcionar com a gente também, pois depois de borrifar dentro do carro com os gatos, mesmo eles continuando a miar a viagem inteira, os donos pelo menos ficaram mais zen.

Além de ajudar no transporte, serve também para ser borrifado no ambiente, na sala de espera do petshop, antes do banho, etc, acalmando o animal para situações que podem causar stress.

Seguem abaixo as especificações do produto:

Animais agitados, nervosos, irritadiços… Assim como nós, os animais também apresentam variações de comportamento. Desde os tempos mais remotos, os aromas sempre foram utilizados para promover o bem-estar, importante chave para a manutenção da saúde. FitoGuard Comportamental é um spray de uso externo cujo efeito calmante é rápido e seguro.

Composição:
– óleo essencial de Cymbopogon citratus (capim-limão)

Apresentação:
– frasco spray contendo 60 mL da solução.

Informações técnicas:
FitoGuard Comportamental contém o óleo essencial de uma planta aromática com grande influência nas funções do sistema nervoso. Cymbopogon citratus (capim-limão), erva perene de origem asiática encontrada em cultivo principalmente no Brasil, África, Índia, Austrália e América do Norte. O principal constituinte do óleo essencial é o citral, que possui efeito calmante, reduzindo a excitação cerebral, amenizando a ansiedade e o nervosismo. Após ser inalado, o aroma é captado pelas células olfativas, que enviam impulsos nervosos para o sistema límbico, estrutura cerebral responsável pelas emoções e memória. A informação é passada para o hipotálamo e hipófise e chega até outras glândulas, influenciando a atividade imunológica os batimentos cardíacos e a produção de enzimas e hormônios. As moléculas aromáticas também seguem pelas vias respiratórias até o pulmão, onde ocorrem trocas gasosas, e vão para o sangue junto com o oxigênio. Sua ação sobre o sistema nervoso central combate a ansiedade e promove sensações de bem-estar.

Indicações:
– coadjuvante nos tratamentos de alterações de comportamento manifestadas por excitabilidade e ansiedade, auxiliando outros métodos de tratamento.

Contra-indicações:
– aves têm seu sistema respiratório muito sensível, sendo assim contra-indicado para estes animais.

Saiba mais:

Fitoterapia

FitoGuard

About the author

Adriana T. Saito é funcionária pública, formada em direito, apresenta juntamente com seu marido Ricardo Macari o Podcast Código Livre e é uma apaixonada pelos gatos, tendo cinco em casa: Kitty, Dexter, Mingau, Deedee e Pilantra.

Protetor Solar Pet
Review: Protetor Solar Pet Society

7 Comentários

Farinha de Mandioca
Usando Farinha de mandioca como substituta de areia sanitária

16 Comentários

aplicadordecomprimido
Aplicador de comprimidos e pill pocket – Como dar comprimido para seu pet

3 Comentários

deedee
Piometra – sintomas e castração preventiva

5 Comentários

emerycat
Arranhador Emery Cat

9 Comentários

4575008792_0ef55a1d59
Como fazer uma gatoca

10 Comentários

  • Pingback: excitabilidade.net - Acalmando seu pet()

  • http://brazucadekimono.blogspot.com/ musashidj

    Adorei a dica, vou comprar para a chiquinha quando for vacina-la.

  • Nayara

    A minha gata come capim limão, e depois dorme, mais do que ela já dorme, kkkkkk

  • CLÊ

    Existem vários produtos para acalmar os bichanos e todos a base de capim limão. O que uso na minha gatinha, chama-se "stress away". Fica a dica!

  • Sabrina

    Gente acho que só vou conseguir vacinar o meu gato com o uso do Acepran…
    ele é muito grande (muitos acham que ele é daquela raça gigante) e forte…
    Adriana é seguro dar o Acepran?seus gatos tiveram alguma reação?queria sua opinião pq os veterinarios dizem que tudo bem usar, mas nada como uma dona de gato pra saber se o produto é bom mesmo.
    Sério to muito nervosa pq o Jimmy precisa tomar as vacinas e não temmm jeito de dar, já até trouxe o veterinario em casa pra ver se o jim ficava mais calmo e mesmo assim nao deu certo…

  • http://www.dsnews.com.br/ Pexera

    olá, tudo bem?
    tenho um gato pequeno, quase 1 ano, mora em apto, e cada mes que passa ele fica mais agressivo, querendo morder quando passa a mao nele, e sempre muito louco por comida humana, apesar de comer bem a ração dele.

    nao sei mais o que fazer, algum dica?

  • daiana

    estou desesperada pelo amor de Deus deii 1/2 de um calmante de gente para minha gatiinha de 2 meses
    ela é muito agressiva ,, estou com medo de q ela venha a falecer …o que sera q acontecee? ela vai morreer??

  • ana

    Sou veterinária e desculpa me intrometer no assunto assim…mas não de acepran sem controle não gente, nem remédio de gente. o gato tem o metabolismo diferente do nosso e pode ser q ele não elimine certos compostos dados(como é o caso do paracetamol) e pode sim se intoxicar…para p pexera..tenta castrar seu gato..a agressividade costuma melhorar…fica outra dica, pode tentar tbm dar algo a base de floral..ajuda….não melhora 100%Para daiana..sei que to respondendo meio tarde..mas evite dar qq medicamento humano para seu gato..a não ser com indicação do veterinário..para vacinar gatos bravos..bem, se o ajudante souber segurar, não costuma dar estresse…basta enrolar a parte das patas e bocas numa toalha e segurar, se memso assim não houver jeito, o próprio veterinário dá uma anestesia…e outra dica..tentem calmonil, costuma dar certo com alguns gatos tbm, é umas pastinha, num tudo..tipo esses de probioóticos…vale a dica

  • jany

    achei esse acepran horrível o meu gatinho e a minha cachorrinha estão grogues da até pena e não sei o que fazer p/ reverter a situação,não dê esse remédio..

  • francis

    estou indo viajar amanhã 01/02/2012, a veterinária indicou acepran gotas, a um ano atrás já dei um outro medicamento que não é gota, e ela ficou muito mau, deu efeito contrário na coitada, ela parecia estar louca e drogada.estou com muito medo de dar e isso acontecer de novo.preciso de ajuda, gostaria de saber se por acaso já deu efeito contrário com esse medicamento?Obrigada.

  • Ana Helena

    Como faz para os gatos ficarem quietos pra dormir???

  • Yara

    Eu tenho uma pudlle so q ela n deixa cortar os pelos de jeito nenhum eu a encontrei na rua e ela ta parecendo uma ovelha com os pelos enovelados, gostaria mto de saber um nome de um remedio de facil aplicaçao q pudesse me sugerir pois tenho mto medo q a maltratem no veterinario pq eu sei q e mto dificil lhe dar com ela!

  • Rosaria gil

    meu nome é Rosaria!
    tenho um gatinho de um ano !e vou viajar de avião ! são 10horas de voo! tenho medo de dar estes rmedios para ele dormir !não sei como fazer!

  • Patricia

    Dei acepran para minha gata de 01 ano, indicado pela veterinária para uma viagem de avião de recife para o rio, minha gata pesa 3,3kg dei 3 gotas. A gata ficou drogada. No meu do vôo acordou e começou a morder a tela da caixa de transporte. A tela furou. Os passageiros do meu lado ficaram agitados também, dei mais gotas a gata pelo furo da caixinha. A gatinha dormiu de novo. Chegamos no Rio. Peguei a mala vim pra casa. Minha gatinha passou muito mau a noite. Acordou e não conseguia andar. Fiquei a noite toda com ela no meu braço. De manhã ela voltou a andar, mas ainda está com cara de drogada. Achei péssimo este remédio. Vou tenhar o capim santo na volta.

  • Ana

    onde posso encontrar Fito Guard e qual o preço?

  • shirley Fausto

    nao leve seu gatinho junto com as bagagens. Por lei vc tem direito de leva-lo na cabine do piloto com vc. A lei diz q pode ser um animal irracional por voo. Veja td direitinho com a companhia de voo q vc vai. Eles tratam os animais muito mal junto com as bagagens. P ense nsso.

  • Eduardo

    ola tenho uma gatinha de dois messes de idade e ela nao para de miar mia tanto que chega ser chata gostaria de alguma dica de como lidar com este poblema estou ao ponto de estourar , por favor agradeco a todos ok

  • Eli

    Eduardo, acho que só um veterinário pode lhe ajudar…você já reclamou com ela? Os meus eu reclamo e param na hora, me emponho para os bichos saberem quem manda rsss

  • Bruno

    Minha gata é muito nervosa, a nao ser quando começa a dormir.
    Ela foi castrada 02/2013.
    o que Posso fazer Pra acalma-la?

  • Agatha

    Gente boa noite, nós aqui em casa também somos amantes de gatos e temos 2: Naruto e Hinata,(10 meses) ; dentre todos os imprevistos para a castração agora Hinata esta grávida XD enfim… Naruto será castrado e ela terá que aguardar… Mas também busco soluções mais eficazes para que eles se acalmem… para sair e para tomar banho. Eu tenho dado, da linha BioFlorais, o composto: Hiperatividade e o composto: Estresse . Nos tornamos fans do BioFlorais Estresse, porém para um banho é preciso mais que isso. Achei o post super interessante, vou tentar o FitoGuard para a castração do Naruto! Tenho em conta o Calmonil e o stress away. Doutora Ana se existissem mais veterinários dispostos a responder nossas dúvidas na net sem interesse de receber a consulta te digo que muitas coisas estariam melhores para os pets! Receba o meu muito obrigada pelo seu carinho em nome de todos os pets dos internautas =)

  • andrea

    Meu gato quer fazer bagunca as 4 da manha e se tiro ele do quarto fica arranhando a
    Porta ate abrirmos, estou em desespero. Vou tentar o fitoguard

  • NETO

    VOU VIAJAR COM MEUS DOIS PINSCHER QUE SÃO A MINHA VIDA. SAIREI DO NORDESTE PARA O RJ. FICARÃO MAIS OU MENOS 6 HORAS ENCAIXOTADOS. O MÉDICO RECEITOU ACEPRAN. 3 GOTAS POR QUILO DO ANIMAL. COMO POSSO SEGUIR SUA SUGESTÃO ACIMA MENCIONADA, SE A CAIXA COM O CÃO VAI NO BAGAGEIRO DO AVIÃO ? NÃO TEREI ACESSO À ELA APÓS O EMBARQUE. SAUDAÇÕES. NETO

  • Eduarda

    kkkk Andrea também tenho esse problema, o Elvis tem 8 anos é um persa castrado, lindooo…. Amo demais ele, mas essas noites não ando dormindo, parece uma criança, tenho q cansar ele de dia pra poder dormir a noite!!!! Fica miando sem parar ate eu abrir a porta e ele sair pro quintal, ate pensei em dar uma gotinha pra ele ficar mais zen, mas não tive coragem, e todo mundo falando que ao invés de dormir ele fica drog, daí que não consegui mesmo, mas realmente não sei o q fazer para ele dormir a noite td dentro de casa…..

  • rozilene

    olá,minha gatinha a Nina,eu a encontrei,este mes,abandonada,e a levei para,casa,ela deve ter mais ou menos uns dois a tres meses, agora ela está super bem,ja se acostumou com a rotina da casa,e é mimada por todos,ela dorme em minha cama,o que me encomoda,são as brincadeiras dela,ela só sabe morder,é muito agressiva,quando ela começa a morder eu faço carinho nela e ela para,mas do nada ela ataca de novo,sempre as mãos,
    será qua ela tem algum trauma com mãos,enquanto estava nas ruas,não sei mais o que fazer,será que quando ela crescer,vai parar com isso. kkk
    me ajudem,por favor.obrigada.

    • Edna

      Oi Rozilene, veja isso o quanto antes. Minha gata também sempre foi assim e agora passo um sufoco com ela. É muito brava nem aceita carinho. Postei uma pergunta aqui no site, se der depois leia. abraços

  • Ana Celia Ferreira de Oliveira

    Adorei as dicas, pois tenho mais de 30 felinos, são os meus amores.

  • http://[email protected] cleusa cordeiro

    ótimo adorei a dica não vou dar acepan para meu chico…………..

  • jackie

    Oi,tenho uma gatinha já castrada que adotei já com 5 anos numa clinica veterinária mas ela náo aceita banho de jeito nenhum,morde e me arranha inteira…náo sei o que fazer e ela precisa de banho pois está muito suja e se coça demais mesmo náo tendo pulgas,acho que e do pelo sujo mas náo sei o que fazer.pensei até em darmeu calmante( rivotril gotas) mas tenho muito medo do efeito por ser para humanos.alguem pode me ajudar?

  • janaina

    tenho 3 gatos e sei nao devo me entrometer mas gatos sao todos2 de rua dormem comigo agora poco eu trouxe a mel a mais nova sei que carinho para nina e quando morder diga nao pode com carinho pois valdirene gostava de morder e agora nao mais esta com ciumes da mel mas quer dormir grudada comigo a sobre a viajem ja dei dramim para viajar e deu certo 3 gotinhas nao sei para outros a reaçao

  • Edna

    Minha gata é extremamente brava. Acho que se meteu numa briga e apareceu com um ferimento há um mês que cicatriza e volta a infeccionar e vaza. Outro dia abriu e a levei ao veterinário, ele prescreveu Zelotril 50mg durante 10 dias, e fazer curativo com Alantol nos dez dias tbm. Só que está sendo um suplício fazer os curativos por causa de sua braveza. Estou com a m~~ão toda mordida e arranhada, sem contar no stresse para ela. Falei com a veterinária que falou para eu dar 5 gotas de Acepran, o que não adiantou, não sei porque não esperei mais de uma hora, por que agora, após 4 horas dela tomar o remédio ainda está mole, estou preocupada. Mas o que fazer nesse caso? Se pudesse me responder o quanto antes, pois amanhã será outro dia difícil na hora do curativo. Estou com medo de dar outra dose do Acepran. Desde já agradeço. Edna