APETRECHOS

Aplicador de comprimidos e pill pocket – Como dar comprimido para seu pet

aplicadordecomprimidoNo post Como fazer o gato tomar o comprimido coloquei diversas dicas para facilitar a administração de comprimidos para seu pet. Além daquelas já informadas, quero mostrar como fazer um aplicador de comprimidos e o pill pocket, que facilitam o trabalho de fazer o bichinho tomar o comprimido. 

No mercado existem aplicadores prontos para serem comprados, tanto nacionais quanto importados. Quem tiver interesse, pode adquirir um diretamente da Macari Store.

Uma solução simples é você mesmo improvisar um aplicador de comprimidos em casa. Para fazer um aplicador de comprimido basta pegar uma seringa descartável pequena, com diâmetro próximo do tamanho do comprimido, e cortar a ponta final onde iria encaixada a agulha. Você vai ver que o êmbolo (a peça com a borrachinha na ponta) vai ficar maior que o tubo e ultrapassar a seringa quando empurrado. Para evitar isso você pode enrolar uma fita crepe aumentando o cabo, de forma a evitar que ele entre totalmente. O diâmetro da abertura tem que ser equivalente ao tamanho do comprimido.

Depois basta encaixar o comprimido na ponta, de forma que ele fique justo e não escape antes da aplicação. Segure a cabeça do gatinho e aperte as bochechas para abrir a boca. Quando ele abrir coloque o aplicador e empurre o comprimido dentro da garganta do gatinho e feche rapidamente. Exige prática e um pouco menos de coragem do que enfiar o comprimido e empurrar com o dedo (nessa eu sempre acabo mordida).

Esse aplicador caseiro tem como desvantagem o fato de que o diâmetro da seringa tem que ser muito próximo ao do diâmetro da pílula para não escapar e ele pode ficar cortante na ponta, assim, muito cuidado para não raspar na parte de dentro da boca do seu bichinho. Use para poucas vezes ou então como teste prévio e compre o aplicador de comprimidos mesmo, que não vai machucar e se adapta aos diversos tamanhos de comprimidos.

Mas, pode ser que você e seu pet não se adaptem a essa técnica, a minha Deedee, por exemplo, muitas vezes com o aplicador ela tem ânsia e vomita a pílula fora. Então algo bem menos traumático é fazer o bichinho tomar voluntariamente. Um produto especialmente desenvolvido para isso é o pill pocket (sem similar nacional). Tem para gatos e cães. São petiscos extremamente macios e maleáveis que já vem com uma abertura para você colocar o comprimido. Basta colocar o comprimido,  apertar a pontinha para selar ele dentro do petisco e servir para seu pet. É o que melhor funciona para o meu Dexter, pois o gatão não deixa eu colocar o aplicador de comprimidos de jeito nenhum. Eu divido ao meio cada pill pocket para ficar menorzinho, senão o gato fica mastigando e descarta o comprimido. Quando o gato não está nem um pouco a fim de comida, infelizmente esse método não funciona.

Então o jeito é ir testando com seu bichinho esses métodos e esses do post anterior e ir descobrindo o que mais funciona para vocês. Ainda, quem conhecer alguma outra técnica infalível para dar comprimido para os gatos por favor nos conte, aceitamos sugestões. 😉

 

 

About the author

Adriana T. Saito é funcionária pública, formada em direito, apresenta juntamente com seu marido Ricardo Macari o Podcast Código Livre e é uma apaixonada pelos gatos, tendo cinco em casa: Kitty, Dexter, Mingau, Deedee e Pilantra.

Protetor Solar Pet
Review: Protetor Solar Pet Society

7 Comentários

emerycat
Arranhador Emery Cat

9 Comentários

4575008792_0ef55a1d59
Como fazer uma gatoca

10 Comentários

ww-funhouse-main
Proteção para ambientes externos

Nenhum Comentário

Review do produto de limpeza Pipi-Gel
Review do produto de limpeza Pipi-Gel

1 Comentário

Screen shot 2013-03-16 at 12.12.49 PM
Graminha para gatos

1 Comentário