Catnip – Erva dos Gatos

Erva dos Gatos

A erva dos gatos é muito conhecida por sua ação estimulante sobre os bichanos. Segundo o site HowStuffWorks, erva do gato ou catnip é o nome comum para um erva perene da família das hortelãs. Ela é nativa da Europa e da Ásia e logo foi levada para os Estados Unidos e o Japão. A erva do gato hoje é uma erva comum na América do Norte.

Segundo os estudiosos e veterinários, o cheiro dessa erva estimula o instinto predador do animal e afeta quase todos os felinos, inclusive leões, pumas e onças e é inofensiva para eles.

Muita gente já falou sobre isso, mas eu também quero dar meus pitacos. Primeira coisa, embora digam que o que atrai os gatos seja o cheiro da erva, o que os meus gatos gostam mesmo é de comer as folhinhas. Por isso eu prefiro comprar a erva desidratada e colocá-la no arranhador ou no tapete para os gatos. Brinquedos com recheio de catnip pelo menos com meus gatos não funcionam muito bem.

Algumas pessoas brincam que essa erva é a maconha dos gatos. Mas isso não é verdade, pois não tem nenhum efeito tóxico e não causa dependência física ou química. Os gatos simplesmente amam o cheiro dessa erva e são atraídos por ela. Por isso pode ser dada à vontade para os bichanos. Só lembrando que depois de alguns minutos eles perdem o interesse e é preciso uma pausa de algumas horas antes de oferecer a erva novamente.

Ao adquirir erva dos gatos preste atenção na procedência da erva e verifique sempre se o cultivo dela é orgânico, ou seja, produzida sem utilização de agrotóxicos.

Uma coisa bacana também é comprar as sementes da erva e plantar em um vasinho e oferecer as folhinhas frescas para o seu gato. Só cuidado para não deixar o vaso ao alcance do gato para ele não destruir a plantinha.

Para se divertir:

Dois gatinhos brincando em catnip:

Imagem de Amostra do You Tube

Saiba mais:

WowStuffWorks – O que é a erva do gato?

Creative Commons License
The Catnip – Erva dos Gatos by Gatos em Foco, unless otherwise expressly stated, is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Brazil License.

Deixe seu comentário

  1. Pingback: Fique por dentro Gatos » Blog Archive » Catnip - Erva dos Gatos | Gatos em foco

  2. Olá! Comprei há alguns meses um arranhador para meus 3 gatos: 2 machos e 1 fêmea, todos castrados. Eles não são mais filhotes, são todos gatos adultos e 1 macho, o siamês, já está bem idoso… inclusive, sua pelagem já está bem branquinha e ele quase não se interessa mais por brinquedos e brincadeiras. Bom, além do arranhador, comprei a catnip em duas versões: líquida e em erva desidratada, porém, não houve sucesso com nenhuma das 2. Nenhum dos meus gatos se interessaram nem pelo arranhador, nem pela erva-gato. Já tentei várias vezes estimulá-los, mas sem sucesso.

    Obrigada e parabéns pelo blog. Eu amo gatos e eles realmente merecem mais espaço.

    Beijos,

    Jenifer

  3. Olá! Tenho duas gatinhas “sialatas” filhotes de 5 meses. Eu passei a catnip no arranhador pra ver se elas abandonam um pouco os móveis da casa. Apesar de pequeninas e castradas, até que elas se interessaram, mas assim como os seus bichinhos, o negócio delas é comer a plantinha.

    Parabéns pelo blog! Adorei!

    • Olá Adrielle, nunca comprei catnip em spray pros meus gatos… não sei lhe dizer se funciona. Eu sempre preferi dar a erva desidratada e orgânica pra ter certeza da qualidade.
      Esperimente esse da Dengo, meus gatos adoram.

  4. Meu gato so arranha o arranhador se eu arranhar junto com ele pareçe ate brincadeira mais é verdade…

    Quando eu falo o nome dele ele se joga no chão e fica de barriga para cima, acho que ele tem sintomas de cachorro…esse é meu primeiro gato estou adorando ele é muito manhoso e chorão e de nenhuma maneira consigo fazer ele dormir na caminha dele ele prefere ficar em cima da maquina de lavar se eu coloco a caminha em cima dela ele derruma a cama….

  5. Moro em Belo Horizonte/MG e estou procurando a catnip (erva dos gatos), tenho uma gata (srd) de quase um ano. One posso encontart este produto>

    ATT.

    Antônio Aleixo

  6. minha professora de história me levou em sua casa ,como ela adora gatos e eu tambem…bom ela me deu um pouco e o resultado é otimo ,pois minha gata vive estresada,então com esta erva tudo muda,pois é uma erva que desestresa os bichanos .eu comprei e recomendo a todos os outros