DICAS

Como escolher a melhor areia para seu gato

cat´s bestA escolha da melhor areia higiênica para seu gato não é uma tarefa fácil, pois existe no mercado uma infinidade de tipos de areias, cada uma com características específicas. Por isso, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas para ajudar a quem estivar à procura.

Primeiro, ao escolher um granulado higiênico não leve em consideração a proporção entre peso do produto e preço, pois 4 kg de areia barata não valem 400 gr de uma areia boa. 

Falo sério! Você pode ir ao mercado e comprar um pacote de 4kg de areia que vai custar em torno de R$ 5,00 e ver que jogou seu dinheiro no lixo, que é o que vai virar a areia em 3 dias.

Uma forma melhor de comparar as areias é ver a quantidade de líquido que elas absorvem. As melhores areias tem uma capacidade de absorção de líquido maior do que seu próprio peso.

Outra informação que você deve procurar no pacote é se a areia forma torrão. Pais de primeira viagem devem se perguntar: pra que formar torrão? Simples, porque facilita muito na hora de limpar a caixinha, evitando desperdício de material. Mas não confie muito nas embalagens não… Tem areias que até formam torrão mas logo desmancha, o que não adianta de nada.

Areia perfumada não é garantia de melhor cheiro pela casa. Essas areias podem ter muitos aditivos químicos nem sempre seguros para nós e para os bichanos. Leia atentamente o rótulo da embalagem e prefira alguma areia que tenha efetivamente um inibidor de odor natural, como bicarbonato de sódio.

Sempre que possível, eu opto por uma areia que seja biodegradável, ou seja, que pode ser descartada no vaso sanitário. Isso ajuda a diminuir  a quantidade de lixo produzida, o que é melhor pro planeta e muito mais prático.

Eu já usei muitos tipos de areia com meus gatos até chegar na que utilizo atualmente: a Cat’s Best – uma areia importada da Alemanha, feita de fibras naturais, com o melhor custo benefício que encontrei.

Eu a escolhi por ser biodegradável, sem aditivos químicos, formar torrões firmes, durar semanas e segurar muito bem o cheiro. Excelente!

Ainda assim ela tem alguns pontos negativos: o preço é um pouco salgado, embora o custo-benefício compense. Com o tempo ela solta um pó, tipo serragem, que acaba grudando nos pés dos gatos e se espalhando pela casa. Mas isso pode ser evitado colocando um tapete ao lado da caixa.

Em minha cidade não encontro dessa areia, aproveito para comprar um estoque  na Animal Vet quando vou à Curitiba. Caso não encontre na sua cidade, você pode ainda encomendar em seu pet shop preferido ou comprar online

E você, qual areia indica? 🙂

About the author

Adriana T. Saito é funcionária pública, formada em direito, apresenta juntamente com seu marido Ricardo Macari o Podcast Código Livre e é uma apaixonada pelos gatos, tendo cinco em casa: Kitty, Dexter, Mingau, Deedee e Pilantra.

Usando Farinha de mandioca como substituta de areia sanitária

19 Comentários

Gatos podem tomar leite?

3 Comentários

Piometra – sintomas e castração preventiva

5 Comentários

Review: Micro Cristais de Sílica Chalesco

1 comentário

Comportamento animal

4 Comentários

Arranhador Emery Cat

9 Comentários