Como plantar erva de gato

Encontrei no supermercado erva seca que se compra em petshops, naquelas gondolas de sementes que tem nos mercados, sementes de Nepeta Cataria, também conhecida como catnip ou erva de gato, e resolvi comprar um pacotinho para experimentar plantar em casa.

Há aproximadamente dois meses, plantei as sementes em uma floreira a uma distancia de 2cm entre elas, com 1cm de profundidade, em terra adubada e arejada. Agora elas estão crescidas, como podem ver na foto acima.

Percebi que essas plantas gostam bastante de sol e as que pegavam mais sol, do lado direito, cresceram mais.

Basta regar sem encharcar demais a terra todos os dias para as plantinhas crescerem bem. O mais difícil foi manter os gatos longe das mudas, pois Mingau, Dexter e Deedee adoram comer as folhinhas.

Já a Kitty não gostou das folhinhas frescas, apesar de ela adorar a catnip seca.

Como essas plantas atingem 60cm de altura, acho que vou fazer um desbaste nelas, pois a floreira já está ficando pequena.

No pacote se recomenda o transplante das mudas para o vaso definitivo com 10cm de altura.

Agora que estou morando em um apartamento com uma boa varanda, é ótimo ter esse espaço para cultivar algumas platinhas. Além da erva-de-gato, plantei hortelã e alecrim e planejo plantar mais temperos por uma alimentação mais saudável.

É verdade que dá trabalho cuidar das plantinhas, afinal, são  mais seres vivos para você cuidar e elas não vão miar pedindo água. Além disso, elas precisam de muito sol e, dependendo do lugar em que você mora, vai ficar inviável plantar catnip.

E é verdade também que os benefícios compensam. Pois mexer com a terra faz a gente se conectar novamente com as nossas origens e é muito bom para a alma. Acompanhar de perto a natureza, ver as plantinhas crescendo, nessa nossa vida tão corrida, parece mágica.

Pode ser um pouco complicado encontrar as sementes de nepeta cataria para comprar em sua cidade. Comece procurando nos supermercados e nas agropecuárias. Existem alguns sites que vendem a semente pela internet, além de algumas pessoas que vendem pelo mercado livre. Infelizmente não posso indicar, pois não testei nenhum desses serviços.

Enfim, como já comentei em outro post, meus gatos adoram comer catnip seca. E agora sei que eles também adoram a plantinha fresca. Então, seja fresca ou desidratada, ofereça sempre catnip para seus gatinhos. É diversão garantida.

  • Pingback: Tweets that mention Como plantar erva de gato | Gatos em foco -- Topsy.com()

  • A Cobasi em São Paulo vende sementes de Nepeta Cataria, fica junto com as sementes de hortaliças legumes etc.
    Ano passado tentei plantar, mas qdo fui passar da semeadeira para o vaso definitivo elas não aguentaram. Então estava esperando o tempo ficar um pouco mais frio para tentar de novo, pois um primeiro lote de semente que eu tinha importado recomendava o plantio no outono.

    • Olá Maurício! Obrigada pelas dicas! Acho que o ideal para as plantas é uma temperatura amena de aproximadamente 25°, que é a temperatura aqui no sul. Então tens que ver qual a melhor época do ano para plantar de acordo com a região do Brasil em que você está. Boa semeadura. 🙂

      • Oi Adriana,

        Fiz uma mini-estufa com uma bandeja platica uns arames e um plastico e atou com algumas mudinhas de catnip crescendo no quintal, algumas estão com uns 15 cms, mas os gatos ainda não demostraram interesse nelas, ainda bem pois os meus ficam dentro de casa a maior parte do tempo, mas tem um gato da vizinhança que vem fazer umas visitas aqui.
        Hoje resolvi fazer um teste e nenhum dos dois gatos deu bola para a planta, só qdo amassei uma folha é que um deles mostrou um certo interesse, mas pelo que eu senti o cheiro dela é muito parecido com o do boldo e o gosto tb, só que mais fraco. Só to confiando que é catnip, pois fui eu que plantei senão ia achar que era uma nova variedade de boldo. http://twitpic.com/2t4c6h

  • Parabéns ! Adorei seu blog ! Amanhã mesmo vou no Angeloni comprar as sementinhas…
    Lendo outros posts vi a estória do Ronron e fiquei bem triste porque perdi meu gatinho Martim pelo mesmo motivo em maio de 2009. Este ano comecei a dar ração Golden para minhas gatas e elas estão adorando, talvez se tivesse começado a dar uma ração premium desde que eles eram filhotes teria sido melhor para o Martim, enfim…
    Também tenho um blog, se quiser venha conhecer ruthapinkbarumluna.blogspot.com
    Beijos
    Laís

  • Oi Laís! Obrigada! Puxa que triste saber que perdeste um gatinho pra insuficiencia renal também… Adorei o seu blog, vou acompanhar! Lindas fotos! bjss

  • marcelo

    Oieeee… Parabens pelo Blog!
    Tambem sou fã de felinos, desde sempre!
    Moro num lugar onde poucas pessoas gostam dos bixanos, na verdade, muita gente por aqui caça esses bixos por diversão. Tem gente de todo tipo né…
    Deviido a isso existem pouquissimas opçoes de coisas para gatos por aqui.
    Voce não quer me vender um pouco de sementes não???
    Teoricamente não seria tão dificil né, só mandar pelos correios, faço deposito na sua conta e mando o comprovante para seu e-mail. Que tal??
    Bom, meu e-mail é esse aeee:
    marcellusaugustus@yahoo.com.br
    Forte abraço

  • Olá, parabéns pelo blog !
    Eu comprei as sementes no mercado, mas gostaria de saber se precisa colocar no algodão com água para germinar ou pode plantar direto no vaso com adubo ?
    Obrigado 🙂
    Lindos gatinhos os seus ^^

  • carlos

    ola pessoal tenho uma gata maincoom e gostaria de comprar erva de gato e se posso dar para ela pois ela so tem 06 meses att. carlos ,,greennautica@yahoo.com

  • claudia seabra

    Sou muito alergica a picada de insetos.Como possuo várias "crianças de 4 patas", gostaria de saber se posso plantar citronella no meu apartamento???Esta planta é tóxica para eles??? Meu e-mail é claudiag.seabra@globo.com.
    BJs

  • Mayra Coelho

    Sou produtora de plantas aromaticas, temperos e chas, sem agrotoxico. Tenho grama e erva dos gatos. Aceito encomendas e entrego na Grande Curitiba. Temos pequenas floreiras para apartamentos (mini horta).
    Fone para contato: (41) 3364-0046 / 8507-0740

  • Oi Adriana!! Depois deste post convenci a minha mãe a plantar catnip lá em casa. Já está uma floreira cheia, mas as gatas não estão nem aí pra elas. Uma das gatinhas adora comer as pimenteiras que minha mãe está tentando cultivar. Não sei o que fazer para ela de interessar pelo catnip que foi plantado especialmente pra ela. Tem alguma ideia? Adoro o blog! Feliz ano novo!

    • Nayara

      OIeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!! Gente esse blog é muito bom!!!1 Olha não sei se funcionará com suas gatas, mas a minha ama mirra, come, se esfrega, minha mãe nunca consegue manter o pé muito grande, kkkkk o mesmo acontece com o capim santo, ou capim limão, pode ser uma alternativa e é bem mais fácil de encontrar.

  • Helen

    Embora essa erva ajude os gatos em alguns aspectos, eu não gosto de fazer uso.
    Os gatos ficam completamente drogados.
    Aqui no Japão nós usamos uma erva somente para o intestino funcionar melhor.
    E compramos brinquedos que tem essa erva dentro, somente para distraí-los sem droga-los. Brincamos todo dia um pouquinho e só.


    Veja esse video com os gatos drogados.
    Adorei seu blog vou visitar sempre.
    Beijos

  • hevila

    Olá! Estou tentando plantar a grama dos gatos… já plantei a catnip e está crescendo bem, mas a grama não brota =/ Ha mais de 2 semanas q plantei
    Utilizei um vaso pequeno e comprei humus pra preenche-lo, não reguei muito, mas tem chovido bastante aqui e de vez em quando a terra encharca… Me disseram q seria melhor plantar a grama em fibra de coqueiro… como faço isso??? alguem sabe?

  • carla

    pra que serve essa erva para o gato? quais os benefícios?
    carla

  • Juliana

    Gente!!!

    As minhas estão enormes, meus gatos estão adorando, eu comprei pelo Mercado Livre.

  • junior santos

    Mas catnip ou erva do gato não é droga para gatos não? Eu queria saber isso

    • Olá Junior! Erva de gato ou catnip não é droga para gatos não. Pode dar para seus bichinhos sem medo. Obrigada pelo seu comentário. 🙂

  • fabio

    Boa noite. Gostaria de deixar meu comentário sobre o plantio da erva. Bom comprei a semente e 3kg de terra pronta para plantio. Tudo conforme explica a embalagem das sementes. Bom brotaram muitas, passaram uns 7 dias, começaram a secar. Fiquei bravo e já tinha desistido, quando minha namorada me falou que algumas plantas primeiro, “morrem” para nascerem “definitivamente”. Bom foi o que aconteceu, deixei de lado o vaso com a terra seca, e para minha surpresa, brotaram de novo e diferente, não foi só um filetizinho e sim com vários ramos. Ta aí uma coisa que não sabia. Se alguém pensar que perdeu todo o plantio, calma que elas voltam…rs

  • cristiane

    Vcs possuem mudas para vender?? pois estou fazendo meu tcc da faculdade sobre a nepeta cataria e estou com dificuldade em encontrar mudas…

    • Olá Cristiane

      Não temos muda para vender. É mais fácil você encontrar sementes para comprar e elas crescem rápido. Se não encontrar na sua cidade, posso comprar por aqui e lhe enviar por correio as sementes.

  • Humberto de Araujo Carvalho

    A erva do gato tem o mesmo efeito em animais castrados!!???

  • Coloquei terra e adubo em um vasinho para plantar as sementes, regava todos os dias, e elas estão em um lugar que pega sol e arejado e faz dois meses. Até hoje nada… O que faço?

  • kkpeixoto

    Plantei, estou tentando estimular a minha gata a comer a planta, mas não está dando muito certo. Aliás, nem com catnip seco funcionou. Ela é muito blasé.