DICAS TODOS

Como plantar erva de gato

Encontrei no supermercado erva seca que se compra em petshops, naquelas gondolas de sementes que tem nos mercados, sementes de Nepeta Cataria, também conhecida como catnip ou erva de gato, e resolvi comprar um pacotinho para experimentar plantar em casa.

Há aproximadamente dois meses, plantei as sementes em uma floreira a uma distancia de 2cm entre elas, com 1cm de profundidade, em terra adubada e arejada. Agora elas estão crescidas, como podem ver na foto acima.

Percebi que essas plantas gostam bastante de sol e as que pegavam mais sol, do lado direito, cresceram mais.

Basta regar sem encharcar demais a terra todos os dias para as plantinhas crescerem bem. O mais difícil foi manter os gatos longe das mudas, pois Mingau, Dexter e Deedee adoram comer as folhinhas.

Já a Kitty não gostou das folhinhas frescas, apesar de ela adorar a catnip seca.

Como essas plantas atingem 60cm de altura, acho que vou fazer um desbaste nelas, pois a floreira já está ficando pequena.

No pacote se recomenda o transplante das mudas para o vaso definitivo com 10cm de altura.

Agora que estou morando em um apartamento com uma boa varanda, é ótimo ter esse espaço para cultivar algumas platinhas. Além da erva-de-gato, plantei hortelã e alecrim e planejo plantar mais temperos por uma alimentação mais saudável.

É verdade que dá trabalho cuidar das plantinhas, afinal, são  mais seres vivos para você cuidar e elas não vão miar pedindo água. Além disso, elas precisam de muito sol e, dependendo do lugar em que você mora, vai ficar inviável plantar catnip.

E é verdade também que os benefícios compensam. Pois mexer com a terra faz a gente se conectar novamente com as nossas origens e é muito bom para a alma. Acompanhar de perto a natureza, ver as plantinhas crescendo, nessa nossa vida tão corrida, parece mágica.

Pode ser um pouco complicado encontrar as sementes de nepeta cataria para comprar em sua cidade. Comece procurando nos supermercados e nas agropecuárias. Existem alguns sites que vendem a semente pela internet, além de algumas pessoas que vendem pelo mercado livre. Infelizmente não posso indicar, pois não testei nenhum desses serviços.

Enfim, como já comentei em outro post, meus gatos adoram comer catnip seca. E agora sei que eles também adoram a plantinha fresca. Então, seja fresca ou desidratada, ofereça sempre catnip para seus gatinhos. É diversão garantida.

About the author

Adriana T. Saito é funcionária pública, formada em direito, apresenta juntamente com seu marido Ricardo Macari o Podcast Código Livre e é uma apaixonada pelos gatos, tendo cinco em casa: Kitty, Dexter, Mingau, Deedee e Pilantra.

Usando Farinha de mandioca como substituta de areia sanitária

19 Comentários

Gatos podem tomar leite?

3 Comentários

Piometra – sintomas e castração preventiva

5 Comentários

Review: Micro Cristais de Sílica Chalesco

1 comentário

Como escolher a melhor areia para seu gato

33 Comentários

Comportamento animal

4 Comentários