Gatos podem tomar leite?

É comum vermos imagens de gatos tomando leite e isso leva muitas pessoas a dar leite de vaca para seus gatos, o que não é nada bom para eles. Embora seja bonitinho ver gatinhos tomando leite, tem que ser o específico para gatos.

nomilkforcat

Então para ficar bem claro:

Gatinhos filhotes podem tomar leite? Depende! Gatinhos filhotes podem tomar leite específico para gatos. O ideal é que os gatinhos até o desmame consumam somente o leite de suas mães. Em casos extremos em que gatinhos ficam órfãos, deve ser dados a eles um preparado próprio para substituir o leite das gatas. Leite de vaca é bom somente para bezerros. Gatos são carnívoros, vacas são herbívoras, logicamente o que é bom para um, não pode ser bom para o outro. Leite de vaca não é bom para a gente também.

Gatos gostam de leite? Sim! Meu Dexter adora tomar um fundinho de leite que sobra dos pratos de cereais e dar umas lambidas na tampinha do iogurte. Da mesma forma como algumas pessoas gostam de fumar, gatos gostam, sim, de leite.

Gatos adultos podem tomar leite? Não! Embora gatos gostem eles não podem beber pois pode causar diarréia, desconforto abdominal, gases e desnutrição. Assim como os humanosgatos são intolerantes à lactose, sendo que alguns indivíduos são mais intolerantes do que outros. Eu tomo meu cereal com leite de aveia que faço em casa. Então quando o gatão vê a gente pegar o potinho azul de cereais ele já se posta na nossa frente com cara de pedinte esperando para ganhar um fundinho. Eu deixo só um pouquinho e ele dá umas lambidas e vai embora. O de aveia não faz tanto mal para ele, mas também não acrescenta nada de bom e o açúcar do cereal faz mal também, pois em excesso pode causar obesidade. Quando eu ainda tomava iogurte, Dexter ficava doido, quase não se aguentava de esperar pra ganhar um pouco.  E como iogurte não faz bem, nem pra mim nem pra ele, nós não tomamos mais.

Mas uma coisa é certa: assim como Dexter é doido por iogurte, também é doido por petiscos próprios para gatos. Então, entre um e outro, muito melhor optar por dar a ele petiscos deliciosos e saudáveis como o Greenies  e deixar leite e derivados para trás.

Fontes:

Aprenda a fazer leite de aveia em casa. 

Cuidados na alimentação de seu gato. 

Intolerância à lactose atinge até 70% dos adultos brasileiros.

Leite pode fazer mal para gatos. 

Sim! Leite Mata!

  • Por Glauce ArraisNos filmes, seguidamente vemos um gatinho tomando uma gostosa tigela de leite. E é exatamente o que fazemos quando queremos agradar algum felino: damos leite.Mas, na verdade, a maior parte dos gatos não consegue digerir bem o leite de vaca. Isso porque ele contem um açúcar chamado lactose, e os gatinhos não produzem a lactase, enzima que digere esse açúcar.Quando o felino é bebê, até os três meses é recomendado que ele se alimente somente de leite. Mas leite para gatos, assim como nós humanos tomamos o leite materno. No caso de gatos órfãos, é preciso comprar um específico para esse caso (custa em torno de R$ 17) ou preparar algumas receitas fáceis caseiras.Uma vez que os gatos deixam de ser filhotes, não precisam mais de leite. O que atrai o seu gatinho nesse alimento é o seu gosto doce, mas provavelmente ele sentirá muita dor de barriga e terá uma diarréia difícil de controlar.A história que gatos gostam de leite é verdade, mas isso não faz bem para eles e não deve de maneira nenhuma substituir a alimentação. Para as poucas pessoas que possuem gatos que conseguem digerir a lactose, lembre-se: dê pequenas quantidades, poucas vezes por semana.Quem possui gatinho órfão e não quer comprar o leite específico para gatos, segue uma receita bem simples:1 litro de leite1 gema de ovo2 colheres de açucar1 pitada de sal1 colher de maizenaModo de preparo: Juntar todos os ingredientes no fogo e mexer até quase levantar fervura. Diluir a maizena em um pouco de água (para não embolotar) e acrescentar à mistura.

  • Olha, não sei se pode tomar leite de soja, talvez haja também substâncias que são intolerantes para o gato, mas existe um leite específico para gatos, vendido geralmente em grandes pet shops.

  • Pingback: Algumas coisas sobre gatos. – Portal Mariliense()