DICAS

Limpando o ouvido do seu pet

Deedee

Hoje pela manhã percebi que a Deedee estava com uma sujeirinha na parte de fora da orelha. Ricardo já tinha me falado que ela andava coçando a orelha.

Ela tem isso de vez em quando, a veterinária disse que é uma otite e me ensinou a limpar a orelha dos meus bichanos.  Limpei o ouvido dela e apliquei o remedinho que a vet receitou. Semana passada demos banho nos gatos. Deve ter entrado água no ouvido e causado essa inflamação.  Caso não melhore vou levá-la na vet novamente.

Otite é uma inflamação do canal auditivo que pode ser causado por falta de higiene, umidade, fungos, parasitas, excesso de produção de cera, predisposição de raça, etc.

Os sintomas mais comuns são secreções de cor escura e em maior quantidade com cheiro fora do normal, pender a cabeça para o lado da orelha que está incomodando, coçar a orelha e ficar incomodado quando passamos a mão na orelha infeccionada.

Caso seu bichano apresente esses sintomas, não deixe de consultar um veterinário: otites não tratadas podem piorar e ficar crônicas.

Uma forma de prevenir otites é fazer uma limpeza periódica das orelhas. Assim você estará fazendo a higiene das orelhas e monitorando o aparecimento de qualquer sinal de inflamação.

Para a limpeza do canal auditivo dos gatos você vai precisar de cotonetes para pets ou para bebês. Cotonetes comuns são muito pequenos e vai lhe exigir muitos palitos até conseguir limpar a contento as orelhas.

Você pode ainda improvisar um cotonete com um palito de madeira (desses de fazer espetinho) e bastante algodão. Cubra uns 3 cm da ponta do palito com algodão que é mais ou menos o tanto do palito que vai entrar no ouvido do gato.

Não se preocupe, no seu ouvido não entraria algo assim mesmo. Mas nos gatos não tem perigo de machucar por causa da anatomia deles. Obviamente, proceda sempre com delicadeza.

Umedeça o cotonete ou palito com uma solução própria para limpeza dos ouvidos e limpe delicadamente o ouvido. Repita várias vezes até sair limpo.

Update: Vejo que o assunto quanto a limpar a parte interna é bastante controvertido, sendo que muitos veterinários não aconselham. Nesse caso, nada melhor que conversar com o seu profissional de confiança. É tão controverso quanto limpar os ouvidos humanos. Está cheio de médicos dizendo para não usar cotonete e não colocar nada no interior do ouvido. Como descendentes de japoneses, eu sempre limpei meus ouvidos com a pázinha e nunca tive infecção, dor de ouvido, longe disso. Aliás, adoro limpar meus ouvidos e médicos japoneses aconselham a limpeza. hehehe. Mas, enfim, apesar de estar escrito diversas vezes: consulte um profissional, proceda com delicadeza, sempre se pode contar com a estupidez humana e não quero ser responsabilizada por qualquer bobagem que alguém possa fazer com seu bichinho baseado no que escrevi acima.  Então por isso faça a higienização dessa forma: pingue algumas gotas da solução de limpeza dentro do ouvido e massageie  a base da orelha por uns 30 segundos. Depois, limpe o excesso que sair com uma gase ou algodão embebido na solução. 

Torne a limpeza das orelhas parte rotina de higiene de seu gato como aparar as unhas e garanta mais saúde para seu bichano.Veja também:

Cortador de unhas para gatos: Aparando as unhas de seu pet.

About the author

Adriana T. Saito é funcionária pública, formada em direito, apresenta juntamente com seu marido Ricardo Macari o Podcast Código Livre e é uma apaixonada pelos gatos, tendo cinco em casa: Kitty, Dexter, Mingau, Deedee e Pilantra.

Usando Farinha de mandioca como substituta de areia sanitária

19 Comentários

Gatos podem tomar leite?

3 Comentários

Piometra – sintomas e castração preventiva

5 Comentários

Review: Micro Cristais de Sílica Chalesco

1 comentário

Como escolher a melhor areia para seu gato

33 Comentários

Comportamento animal

4 Comentários