DICAS

Limpando o ouvido do seu pet

Deedee

Hoje pela manhã percebi que a Deedee estava com uma sujeirinha na parte de fora da orelha. Ricardo já tinha me falado que ela andava coçando a orelha.

Ela tem isso de vez em quando, a veterinária disse que é uma otite e me ensinou a limpar a orelha dos meus bichanos.  Limpei o ouvido dela e apliquei o remedinho que a vet receitou. Semana passada demos banho nos gatos. Deve ter entrado água no ouvido e causado essa inflamação.  Caso não melhore vou levá-la na vet novamente.

Otite é uma inflamação do canal auditivo que pode ser causado por falta de higiene, umidade, fungos, parasitas, excesso de produção de cera, predisposição de raça, etc.

Os sintomas mais comuns são secreções de cor escura e em maior quantidade com cheiro fora do normal, pender a cabeça para o lado da orelha que está incomodando, coçar a orelha e ficar incomodado quando passamos a mão na orelha infeccionada.

Caso seu bichano apresente esses sintomas, não deixe de consultar um veterinário: otites não tratadas podem piorar e ficar crônicas.

Uma forma de prevenir otites é fazer uma limpeza periódica das orelhas. Assim você estará fazendo a higiene das orelhas e monitorando o aparecimento de qualquer sinal de inflamação.

Para a limpeza do canal auditivo dos gatos você vai precisar de cotonetes para pets ou para bebês. Cotonetes comuns são muito pequenos e vai lhe exigir muitos palitos até conseguir limpar a contento as orelhas.

Você pode ainda improvisar um cotonete com um palito de madeira (desses de fazer espetinho) e bastante algodão. Cubra uns 3 cm da ponta do palito com algodão que é mais ou menos o tanto do palito que vai entrar no ouvido do gato.

Não se preocupe, no seu ouvido não entraria algo assim mesmo. Mas nos gatos não tem perigo de machucar por causa da anatomia deles. Obviamente, proceda sempre com delicadeza.

Umedeça o cotonete ou palito com uma solução própria para limpeza dos ouvidos e limpe delicadamente o ouvido. Repita várias vezes até sair limpo.

Update: Vejo que o assunto quanto a limpar a parte interna é bastante controvertido, sendo que muitos veterinários não aconselham. Nesse caso, nada melhor que conversar com o seu profissional de confiança. É tão controverso quanto limpar os ouvidos humanos. Está cheio de médicos dizendo para não usar cotonete e não colocar nada no interior do ouvido. Como descendentes de japoneses, eu sempre limpei meus ouvidos com a pázinha e nunca tive infecção, dor de ouvido, longe disso. Aliás, adoro limpar meus ouvidos e médicos japoneses aconselham a limpeza. hehehe. Mas, enfim, apesar de estar escrito diversas vezes: consulte um profissional, proceda com delicadeza, sempre se pode contar com a estupidez humana e não quero ser responsabilizada por qualquer bobagem que alguém possa fazer com seu bichinho baseado no que escrevi acima.  Então por isso faça a higienização dessa forma: pingue algumas gotas da solução de limpeza dentro do ouvido e massageie  a base da orelha por uns 30 segundos. Depois, limpe o excesso que sair com uma gase ou algodão embebido na solução. 

Torne a limpeza das orelhas parte rotina de higiene de seu gato como aparar as unhas e garanta mais saúde para seu bichano.Veja também:

Cortador de unhas para gatos: Aparando as unhas de seu pet.

About the author

Adriana T. Saito é funcionária pública, formada em direito, apresenta juntamente com seu marido Ricardo Macari o Podcast Código Livre e é uma apaixonada pelos gatos, tendo cinco em casa: Kitty, Dexter, Mingau, Deedee e Pilantra.

Farinha de Mandioca
Usando Farinha de mandioca como substituta de areia sanitária

19 Comentários

nomilkforcat
Gatos podem tomar leite?

3 Comentários

deedee
Piometra – sintomas e castração preventiva

5 Comentários

microcristaissilica
Review: Micro Cristais de Sílica Chalesco

1 Comentário

cat´s best
Como escolher a melhor areia para seu gato

33 Comentários

0245233838020_2
Comportamento animal

4 Comentários

  • Mawel Oliveira

    Gostei do post vou acompanhar este blog, mesmo gostando mais de cachorro hehehe. Valeu Adriana!
    Maxwel Oliveira
    http://www.cadecachorro.blogspot.com

  • Marcela

    Gente,quem ensinou a limpar o orelha do gato desse jeito? Vocês vão acabar causando uma lesão na orelha do bichano. Assim como nos seres humanos, a orelha do gato somente deve ser limpa na parte EXTERNA, visível. Não devemos enfiar o cotonete a dentro na orelha nem nossa, nem de qualquer animal. Isso pode causar sérias lesões no canal auditivo.

    • Olá Marcela. Quem me ensinou a limpar o ouvido dos gatos assim foi a veterinária deles. Ela me explicou que os ouvidos dos gatos são diferentes dos ouvidos humanos. Não tem perigo de furar o tímpano. Você pode ver na bula do medicamento para otite. É fundamental a prévia limpeza do canal auditivo. http://www.petsupermarket.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=663&Y=3614386429547&IDProduto=93496&origem=codigolivre

      • Kattia

        Oi Adriana, nao tenho objetivo de fazer criticas, mas a Vet da minha gata também disse que nunca se deve inserir algo na parte interna do ouvido dos gatos. A limpeza deve ser feita somente na parte externa. Como nao sou a única que recebeu a mesma instrução da Vet, acho que vale a pena voce questionar.

        • adrianasaito

          Olá Kátia! Realmente já percebi que é um assunto controvertido. Tem veterinários que recomendam limpar e tem veterinários que não recomendam. Imagino que deve ser como ouvidos humanos… Os médicos brasileiros recomendam não limpar e os japoneses recomendam limpar (com um palito de madeira, eu limpo). De qualquer forma, como existem produtos próprios para isso e, em caso de otite uma limpeza adequada é fundamental, acho que não há problema em se fazer em casa, desde que seja da maneira correta. Quem não se sentir seguro, melhor mesmo deixar para um profissional.

    • Concordo com a Marcela. Todos os veterinários que conversei disseram para NUNCA usar cotonete nas orelhinhas do gato, principalmente no canal auditivo. Pegue um chumaço de algodão e coloque a solução de limpeza e passe apenas na base da orelha. Por exemplo: o Epiotic solução pode ser pingado duas gotinhas dentro da orelhinha do gatinho e massageado na base da orelha. Retirar o excesso do produto com algodão. Essa limpeza deve ser feita com intervalos de dois dias, caso o fungo já esteja presente. Minha vet aconselhou usar Natalene (uma Gota) e massagear na base da orelha de 12/12 horas durante 15 dias no mínimo. NUNCA usem cotonete, por favor!

  • Maria Tereza

    nossa adorei o blog!!!
    tava aqui caçando dicas p limpar o ouvido de um dos meus gatos q é muito arisco e acabei encontrando o blog…
    tenho 6 belezinhas e um deles é a cara do Dexter,rs… além de ter tb um fantastasminha branco bem pareceido com a Kitty,rs…

    • Olá Maria Tereza!
      Puxa, fico feliz em saber que você gostou do blog! Se desconfiar que seu gatinho está com problemas na orelha (eles ficam pendendo a cabeça para o lado atingido e abaixam a orelha), leve ao veterinário para ele dar uma olhada que infecções podem ser sérias. Felicidades pra vc e seus 6 bichaninhos! bjss

  • juliana

    Oi Adriana. Parabéns pelo blog.
    Estava pesquisando sobre água no ouvido de gatos, porque há dois dias levei meu gato para tomar banho na Cobasi e ele voltou chacoalhando a cabeça e coçando dentro da orelha. Eu voltei lá agora e a veterinária disse que as orelhas estão muito limpinhas por dentro, ou seja, não há nenhuma infecção aparente ou sujeira que possa ter causado infecção. Então deve ter entrado água mesmo. Daí ela me receitou uma pomada para tratar otite?!?! Achei estranho porque ela mesma disse que não havia infecção e que a otite demora uns 15 dias pra se manifestar, caso a água que entrou cause esta infecção. E mais, esta pomada não remove a água que entrou! Então questionei mais um pouco e ela receitou um líquido só para limpeza, que por diluir a cera, acaba fazendo a água sair também. Agora, não sei o que eu faço. Se aplico o líquido e rezo para a água sair logo, antes de causar infecção ou se aplico a pomada para evitar otite e deixo a água lá. Bom, depois eu conto o que eu fiz. e o que aconteceu. Beijos

  • Juliana

    todas as otites são contagiosas? tenho um gato que está em tratamento… e como ele convive com outro que não sei se será tratado, estou com medo que ele volte a ter otite em breve…

  • sanzio

    gostei da dica também. acabei de limpar a orelha da minha gata, tá com muita sujeira escura. gastei uns 20 cotonetes, vou usar a madeira mesmo, mais prático. e ela deu uns berros enquanto limpava, quer dizer que tá doendo e que provavelmente é a tal otite mesmo. levarei ao veterinario, de qualquer forma, pra pegar o remédio certo. valeu!

  • Paluzzi Okada

    Olá..
    Também gostei muito.
    O meu gatinho está desse jeito.
    Mas limpei .
    Obrigada pela dica.

  • Zis

    Olá!

    Parabéns pelo site, é muito bom e pretendo segui-lo.

    Eu tenho uma gatinha, e ela foi tomar banho fora de casa pela primeira vez. Voltou do veterinário cheirozinha, de unhas cortadas e até com adesivo colorido nas orelhinhas. O problema é que eu notei que ela coçou muito o ouvido, e eu achei que algo poderia estar errado, mas não consegui ver pois ela ainda tá assustada ( não sai muito de casa e tem medo de estranhos) e não me deixa chegar muito perto. Ela acabou por tirar, de tanto coçar, uma bolinha de algodão de dentro do ouvido, e eu estou certa de que há uma outra bola de algodão no outro ouvido. Estou ficando ansiosa, pois isso a está incomodando e me deixando com medo de alguma infecção, mas eu não faço a mínima idéia de como tirar a bolinha lá de dentro.

    O que eu faço?

    • adrianasaito

      Olá Zis! Que bom que gostou do site, obrigada! Tenha muito cuidado onde leva sua gatinha pra tomar banho. Tem muitos petshops que não sabem lidar com gatos, acham que podem tratá-los da mesma forma que cachorros e isso não é bom. O ideal é sempre levá-los a lugares especializados em gatos e que sejam bem indicados. Pra tirar o algodão que deixaram na orelha de sua gatinha, tente com uma pinça cirúrgica (mais comprida que as normais) e faça isso com muito cuidado uma hora que sua gatinha estiver dormindo, vais ter alguns segundos pra tentar. Se não tiver uma pinça dessas, tente com uma normal mesmo ou, se tiver aqueles kits de ferramentas para informática, ali costuma ter umas pinças compridas pra tentar. E faça uma reclamação pra esse petshop pra que nenhum outro bichinho sofra por lá.

      • adrianasaito

        Ah sim, e leve ela a um veterinário e faça uma consulta pra ver se não é alguma otite.

      • edmilson oliveira

        É extrema falta de atenção profissional, ou até mesmo sinal de falta de técnica e conhecimento de pessoas que disponibilizam serviços pet’s, esquecer bolinhas de algodão dentro das orelhas. Não mais leve seu animal nesse pet, porque outras coisas mais perigosas podem acontecer, com consequências irremediáveis e até fatais. Isso não é admissível! – Limpo orelhas e ouvidos dos gatos que cuido. Não é se “inserir algo”, como foi dito por alguém; uso um palito de manicure (lixo a ponta) com uma “cabeça” macia de algodão embebido com Natalene (por sinal, muito caro). Nunca tiveram problemas nos ouvidos e nas orelhas. Parabéns, Adriana!

  • Cristiane Mainardi

    Ola gente!

    Minha gatinha tambem esta com o ouvido infeccionado, eu posso esta colocando uma gotinha do remedio Otomixyn????

  • lucia calasans

    Tenho um gato persa, há um ano ele começou, coçando o ouvido, coçou tanto que chegou a abrir uma ferida atrás da orelha, levei a veterinária, ela disse que era otite, fez a limpeza do ouvido, passou e tipos de remedio, um para limpeza, o outro para secar a ferida da orelha. Passado 3 meses, voltou tudo de tal maneira que abriu ferida novamente atrás da orelha. Troquei de veterinário, que também disse que era otite, pois bem, fiz tudo o que me foi recomendado, limpeza do ouvido, um remedio para pingar no canal auditivo, pomada para o ouvido , capacete na cabeça para não coçar, sara tudo e recomeça tudo novamente, não sei mais o que fazer..

    • Olá Lucia! Obrigada por sua visita. Talvez seja uma pré-disposição que ele tenha. Seu gato toma banho com frequencia, ou mesmo, molha as orelhas ao tomar água da torneira? Evite que entre água nos ouvidos para não haver reincidência. A limpeza semanal com solução própria também pode ajudar. http://el2.me/FirD

  • Irene

    Muito a contento encontrei esse blog. Meu marido trouxe uma gatinha de aproximadamente seis meses, que apareceu no estacionamento da firma. O vet disse que é otite a causa das sujeira que sai do ouvido dela, mas só receitou um líquido para limpesa e nenhuma medicamento para curar. Só limpar resolve? Estou achando que não, porque o algodão saiu molhadicomo se tivesse sangue e pus.. Não era sangue bem vermelho, mas como quando um machucadinho inflama e vasa aquele líquido rosa…. Estou limpan uma vez por semana, porque não quero judiar dela todos os dias. Ela fica quietinha por algum tempo, após a higiene nos ouvidos e reclama um pouquinho também, depois de um tempo, volta a ficar serelepe, brinca come e dorme. Ela é um denguinho, linda, toda preta e seu pelinho parece ceda e veludo, olhinhos amarelos…uma fofura.

    • Olá Irene! Que legal que vocês adotaram a gatinha!Parabéns. Lembre de castrá-la que essa idade é a melhor para isso. Não sei qual solução para limpeza o veterinário receitou, mas algumas já servem para as duas coisas: como limpeza e como tratamento. Converse com ele para tirar suas dúvidas.

  • Eu já ouvi ao contrário. Que é para limpar com o cotonete sim e que o tímpano deles é muito profundo, difícil de causar alguma lesão. Os meus gatos não deixam eu limpar, abaixam as orelhas para fechar o acesso.