DICAS TODOS

Piometra – sintomas e castração preventiva

deedeeMinha Deedee estava com a barriguinha dura e com um pouco de corrimento na vulva parecendo sangue seco.  Esses sintomas podem indicar piometra, uma infecção no útero do animal cujo tratamento é a castração, sendo mais comum em cadelas do que em gatas.

Deedee vai fazer 10 anos em setembro de 2013 e não, ela não é castrada. Ok, ok, ok… eu sei que deveria tê-la castrado cedo pra nem correr o risco dela ter piometra e evitar filhotes e etc.  Me arrependo de não ter feito, mas, enfim, aconteceu. Sou humana: cometo erros. Por isso procuro não ser tão dura com aqueles que ainda estão trilhando o caminho, afinal, todos nós estamos.

Achava que tinha que esperar o primeiro cio da gata, o que hoje sei que é pura mentira perpetuada por aí. Nessa de esperar o primeiro cio, vieram Dexter, Ronrom e mais uma gatinha que doei (a única ninhada que ela teve mas sempre foi a mãezinha dos gatinhos que acolhi da rua). Depois esperei os filhotes dela crescerem e quando vi, a gata já estava com quatro anos e a castração já não seria mais tão simples pelo fator idade. Nunca dei injeção para minhas gatas, mas elas não tem acesso à rua.

Se isso acontece com pessoas que tem acesso à informação como eu, quem dirá o que não acontece por aí, por simples falta de conhecimento das pessoas. Conto a história da Deedee pois gostaria de alcançar mais pessoas para a necessidade da castração precoce de nossos queridos companheiros, principalmente para as gatas, pois é muito mais simples uma castração preventiva precoce do que uma por necessidade em virtude de desenvolvimento de piometra.

Castre seu pet o mais breve possível que isso fará com que tenha mais qualidade de vida. A idade ideal para isso pode ser a por volta dos quatro meses até os dois anos de idade. Não que a cirurgia não possa ser feita depois, mas há uma série de cuidados a ter depois disso, por exemplo, após os dois, três anos, a anestesia mais indicada é a inalatória e não a injetável. Na minha cidade  nenhum médico veterinário faz a anestesia inalatória, sendo necessário se deslocar até Curitiba ou outro centro, o que aumenta a dificuldade.  

Felizmente a Deedee só teve uma constipação intestinal e foi constatado pelo ultrassom que o aparelho reprodutivo dela está perfeito. Também não tem febre e está ativa com sempre. Estou tratando ela com o laxante, flotril e probiótico que o veterinário receitou. Está ótima e a cirurgia de castração para ela foi descartada por enquanto pelo fator idade e pelo risco da cirurgia.

Sempre bom lembrar: ok pesquisar na internet para saber mais, mas sempre leve seu animalzinho ao médico veterinário, pois ele é a pessoa que melhor pode cuidar de seu pet.

Assista no canal Petshop a entrevista com a Dr Lucia falando sobre piometra.

 

About the author

Adriana T. Saito é funcionária pública, formada em direito, apresenta juntamente com seu marido Ricardo Macari o Podcast Código Livre e é uma apaixonada pelos gatos, tendo cinco em casa: Kitty, Dexter, Mingau, Deedee e Pilantra.

Usando Farinha de mandioca como substituta de areia sanitária

19 Comentários

Gatos podem tomar leite?

3 Comentários

Review: Micro Cristais de Sílica Chalesco

1 comentário

Como escolher a melhor areia para seu gato

33 Comentários

Comportamento animal

4 Comentários

Arranhador Emery Cat

9 Comentários